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Bruno Dórea
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Modelagem UML para Funcionalidades do iPhone

Projeto do bootcamp de Desenvolvimento Java com IA da DIO em parceria com a GFT.


Introdução

Este é um projeto do bootcamp de Desenvolvimento Java com IA da DIO em parceria com a GFT.

O objetivo deste artigo é apresentar uma modelagem UML para representar as funcionalidades do iPhone, abordando três principais componentes: Reprodutor Musical, Aparelho Telefônico e Navegador de Internet. A modelagem UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem padrão para especificar, visualizar, construir e documentar artefatos de sistemas de software.

Descrição das Funcionalidades

Reprodutor Musical

O Reprodutor Musical é responsável por gerenciar a reprodução de músicas no iPhone. Suas principais funcionalidades são:

  • tocar(): Inicia a reprodução da música.
  • pausar(): Pausa a reprodução da música.
  • selecionarMusica(string Musica): Seleciona uma música específica para reprodução.

Aparelho Telefônico

O Aparelho Telefônico gerencia as chamadas e o correio de voz no iPhone. Suas funcionalidades incluem:

  • ligar(string Numero): Realiza uma chamada para o número especificado.
  • atender(): Atende uma chamada recebida.
  • iniciarCorreioVoz(): Inicia o correio de voz.

O Navegador de Internet permite a navegação na web. Suas principais funcionalidades são:

  • exibirPagina(string url): Exibe a página web do URL especificado.
  • adicionarNovaAba(): Adiciona uma nova aba no navegador.
  • atualizarPagina(): Atualiza a página web atual.

Diagrama de Classes UML

A seguir, apresentamos o diagrama de classes UML que modela as funcionalidades descritas acima.

UML iPhone
UML iPhone

Descrição do Diagrama

O diagrama de classes acima representa a estrutura e o comportamento das funcionalidades do iPhone.

  1. iPhone: Classe principal que compõe os componentes Reprodutor Musical, Aparelho Telefônico e Navegador de Internet. Esta classe agrega as funcionalidades de cada um desses componentes.

  2. Reprodutor Musical: Classe que representa o reprodutor de músicas, contendo métodos para tocar, pausar e selecionar músicas.

  3. Aparelho Telefônico: Classe que gerencia as funções telefônicas do iPhone, incluindo realizar chamadas, atender chamadas e iniciar o correio de voz.

  4. Navegador de Internet: Classe que representa o navegador web, permitindo exibir páginas, adicionar novas abas e atualizar a página atual.

Conclusão

A modelagem UML apresentada fornece uma visão clara e organizada das funcionalidades principais do iPhone, permitindo um entendimento abrangente de como essas funcionalidades são estruturadas e interagem entre si. Essa modelagem é essencial para o desenvolvimento e a manutenção do software, garantindo que todas as partes do sistema estejam bem definidas e documentadas.